Curso de operador de motosserra

Curso de operador de motosserra



Curso de operador de motosserra



Curso de operador de motosserra



Curso Presencial



Curso de operador de motosserra

Curso de operador de motosserra Curso a Distancia para Empresas Curso Online de Operador de Maquina
Curso de operador de motosserra
Motosserra é uma ferramenta importante e de grande utilidade, porém seu manuseio exige força, cuidado e muita habilidade.

...

Motosserra é uma ferramenta importante e de grande utilidade, porém seu manuseio exige força, cuidado e muita habilidade. A pessoa que possui prática consegue cortar-se, com rapidez e eficiência, troncos finos e compridos em pequenas partes e rachar-se madeira pesada. No entanto, para cortar e desbastar uma árvore é aconselhável recorrer aos serviços de pessoas habituadas a esse tipo de trabalho. Existem motosserras com motor a gasolina e motor elétrico, para uso doméstico, a mais indicada é a de tipo elétrico, se tiver necessidade de uma serra mais forte, com motor a gasolina, tente alugá-la num loja de ferramentas. Motosserras vêm sempre acompanhados de instruções detalhadas sobre a sua segurança e utilização.

Para executar serviços com essa máquina se faz necessário um curso para habilitação, se tratando de motosserra todo cuidado é necessário, pois dependendo do acidente pode ser fatal. Existem cursos muito bons que qualificam pessoas interessadas em ótimos operadores. No curso a instrução sobre os cuidados, equipamentos e traquejos com a motosserra fazem a diferença. Se você se interessa pelo curso então acesse Mundial cursos e se inscreva!

Uso adequado da Motosserra

Para usar com consciência e cuidado essa máquina é importante certificar-se de que a madeira que vai cortar está bem fixada sobre os suportes. Não é recomendado cortar madeira assente no chão, pois a serra pode raspar no solo e ficar danificada. Assegure-se de que a corrente de corte não está em contato com o que quer que seja quando a liga à corrente elétrica. Segure na serra firmemente com as duas mãos, com os polegares e os outros dedos a rodear as pegas. Mantenha o corpo todo e o vestuário bem longe da corrente em movimento e tome muita atenção ao cortar. Não force para que a corrente não salte e corte com a parte da lâmina mais próxima do motor, o que permite segurar a serra com firmeza.

Esteja preparado para os trancos, a serra pode resvalar repentinamente, para cima ou para trás, se tocar num obstáculo, como, por exemplo, um prego escondido na madeira ou um objeto sólido perto dela. Mantenha a serra agarrada com firmeza para nunca perder o domínio da ferramenta. Tente então cortar. Com a madeira apoiada nas duas extremidades, corte primeiro ele cima para baixo cerca de um terço do diâmetro do tronco. Em seguida, corte de baixo para cima em direção ao primeiro corte. Se a madeira estiver apoiada só num dos extremos, corte um terço do diâmetro de baixo para cima, serrando depois de cima para baixo, de modo a evitar que a madeira prenda a serra.

A motosserra é um equipamento acionado por motor, e seu uso está quase sempre voltado para a poda ou corte de árvores. É um instrumento composto por um motor de dois tempos, que funciona a base de gasolina. O motor faz uma corrente que fica acoplada no motor girar, então essa corrente, possui dentes afiados que cortam.

A motosserra deve ser manuseada sempre por alguém experiente e que tenha habilidades ou seja treinado para isso. Pois se trata de uma máquina extremamente perigosa, cortante e de alta periculosidade.

Por que fazer um curso?

Por se tratar do manuseio de um instrumento muito perigoso, é sempre recomendado que se faça um curso de operação para poder aprender a trabalhar com a máquina da maneira correta, para evitar possíveis acidentes.

O objetivo do curso consiste em prática e teoria, sobre como a motosserra funciona e como seus acessórios e componentes se comportam. Com isso, o operador também aprende as melhores maneiras de trabalhar com a motosserra de maneira mais segura e eficiente.

Um dos principais objetivos do curso é ensinar o aluno a verificar equipamentos, demonstrar suas habilidades necessárias para operar a máquina com eficiência, além de instruir e passar conhecimento sobre os principais conceitos de segurança de operação da motosserra.

Com isso o operador sai do curso conscientizado de trabalhar com o maquinário da melhor maneira e se prevenindo ao máximo contra possíveis acidentes e danos a máquina por mal uso.

Segurança para o operador de motosserra

O curso também ensina sobre a segurança do trabalho, aprende sobre técnicas e referências técnicas, princípios fundamentais sobre as medidas de proteção que garantem a saúde e a integridade física de quem manuseia esse tipo de equipamento.

Além disso, também estabelece alguns requisitos mínimos para a prevenção de acidentes de trabalho com o uso da motosserra e de outros equipamentos.

Conteúdo programático

Todos os treinamentos e cursos de operação de motosserra envolvem uma carga horária de pelo menos 8 horas, que variam entre teoria e prática. De conteúdo programático, há como principais ensinamentos, os seguintes itens:

É importante seguir todos os requisitos de segurança, o participante do curso terá todo amparo e aulas precisas sobre o treinamento, entre a programação temática estão os seguintes conceitos, Apresentação da motosserra, Conjunto de corte, Técnicas de Operação, Mapeamento da equipe, Manutenção diária, Prevenção de acidentes na operação, Realização de análise Preliminar de Risco, Afiação de corrente, Uso de machado enleirador, Conscientização ambiental abordando sobre aspectos e impactos, minimização da geração de resíduos, combate aos desperdícios, Tratamento e disposição final de resíduos tóxicos e não tóxicos, Acompanhamento Prático, Uso correto e conservação de EPI’s entre outros. Conheça também o curso de Operador de empilhadeira.

  • Normas Regulamentadoras sobre o uso do instrumento;
  • Decretos;
  • Leis;
  • Regulamentos e Normas Internas da empresa;
  • Estudo do manual de operações da motosserra;
  • Cuidados ambientais no uso do instrumento, como manutenção e abastecimento;
  • Modos de utilização segura;
  • Prevenções de acidentes no uso do equipamento;
  • Técnicas de corte;
  • Atividade prática e recomendações para o uso da motosserra;
  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual;
  • Interpretação do anexo V da NR 12;
  • Principais riscos de acidentes e o atendimento de primeiros socorros que envolvem motosserra;
  • SBV;
  • Primeiros socorros que envolvem acidentes de motosserra como amputações, hemorragias e queimaduras.

Metodologia de ensino

O treinamento tem como principal objetivo, capacitar os profissionais para virarem operadores de motosserra, sendo assim, além do ensino das práticas e conceitos de uso e segurança que são ensinados na parte teórica, o aluno também aprende sobre a empresa para o qual irá trabalhar, sobre planejamento de execução de trabalho, e diversas medidas de proteção.
Ao trabalhar com um instrumento de alta periculosidade como é o caso da motosserra, o operador precisa garantir a sua saúde e integridade física, e de quem estiver ao redor. Portanto esse deve sempre ser um dos requisitos mínimos para a prevenção de acidentes de trabalho.
É preciso conhecer todos os recursos que o equipamento possui, e isso é ensinado tanto em parte teórica quanto prática dentro do conteúdo programático do curso. Para quem quer aprender a operar motosserra, fazer um curso é fundamental para a própria segurança e excelência do trabalho desenvolvido. Vale muito a pena o investimento, já que é uma área em ascensão do mercado.







Conteúdo do curso Presencial

1 de 1

Dúvidas Gerais e Perguntas Frequentes

Não há um prazo mínimo conforme cada curso máximo para concluir seu curso é de 3 meses. Você faz de acordo com seu ritmo e disponibilidade. Nós garantimos que seu curso estará disponível por pelo menos 3 meses após o pagamento, até que você possa concluí-lo.

Você pode matricular-se em qualquer dia, hora. Basta acessar a página do curso e fazer o cadastro, preencher com seus dados e matricular-se no(s) curso(s) desejado(s).

Você pode acessar seu curso no seu tempo disponível, de dia ou à noite. Os cursos ficam disponíveis todo o tempo, de segunda a segunda, aguardando seu acesso. Você faz o curso nas suas horas vagas, conforme sua disponibilidade.

Temos uma estrutura de qualidade e professores disponíveis para tirar suas dívidas. No curso presencial, se você não prestar atenção nas aulas e não se empenhar nos exercícios, não vai aprender nada.






Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mundial Cursos a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.

Acesse nossa Política de privacidade para saber mais.

Entendi!